domingo, 18 de setembro de 2011

Passado


Sou apologista de que devemos sempre olhar para o futuro, mas tudo e todos têm um passado que formata o presente e o futuro. Varrer "vestígios", não faz desaparecer as pessoas e tudo o que representam, disfarçar a sua existência não apaga memorias nem cria amnésias.
Fala-se do passado como algo a não querer relembrar, mas nem sempre assim acontece, há muito "lá para trás" merece e deve se recordar como algo que faz parte do presente e do futuro, não são "delete´s" que eliminam, porque o conteúdo de um coração uma vez "cravado" não há forma alguma de tirar.
Quando existe um passado, deve-se sempre preservá-lo, quer tenha sido bom ao mau, se foi bom as razões são mais que óbvias para não se omitir, quando acontece o contrário, que seja exemplo para aquilo que não deve acontecer no futuro.
Não sei o leva a querer se apagar aquilo que foi tão bom, não sei se serão invejas ou uma crença que se fará melhor, porque apenas se constrói algo com solidez quando se tem como referencia o passado.
Por muito dependentes que estejamos das tecnologias, há algo que esta não consegue fazer, "deletar" memorias, frases, reflexões, lágrimas, experiências, aventuras, projetos, porque esses marcaram e ficaram bem cravados na historia da vida de tantos, que por esta Terra "peregrinam". O coração não se lembra, sente.

5 comentários:

  1. Impossível «apagar» as «Coisas» de Deus...

    ResponderExcluir
  2. Para mim, não à vida sem o "passado",o presente e futuro,o passado é a nossa vida,se não foi muito boa ,pelo menos serviu para adquirir experiência para não voltarmos aos mesmos erros ,porque senão ficaria uma lacuna difícil de preencher ,gostei tanto de ter 20anos porque iria apagar.E tanta gente que comigo se cruzou, de quem eu amo (amizade) tanto,que eu volto a ver e me dá até vontade de chorar e o meu Prior que se foi embora, vai ser passado,mas nunca apagado,esquecido do meu coração,estará sempre presente.

    Tantos,sorrisos,lágrimas,afectos,tristezas,tantos sentimentos que ao longo da vida vivemos não podem,não devem ser apagados

    ResponderExcluir
  3. "Passado"
    São caminhos trilhados, que nos marcaram a nossa vivência, de tal ordem, que se assim não fosse não seriamos o que somos hoje.
    Nunca, podemos passar pela vida e ficarmos imunes ao que dela advém,à tantas coisas agora que o meu coração vai sempre lembrar-se,do que sentiu e sente.

    ResponderExcluir
  4. "o coração sente"
    O coração sente,dói,é como uma ferida, que não cicatriza,quanto mais o tempo passa, mais dói ,que nem dá para descrever,porque se começa a ter a noção, que é irreversível,está consumado e se pensar a longo prazo,
    apodere-se uma angústia sem fim...sem fim mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Amar faz doer, recordar o passado que se amou e ama é dificil, mas ainda o mais dificil é superá-lo e continuar a amar! mas Amar á séria ao jeito daquele Jesus que jorrou sangue na cruz!

    ResponderExcluir