sábado, 2 de outubro de 2010

Até um dia irmão...


Não tenho o costume de escrever sobre pessoas em concreto, mas ontem partiu para o céu um santo, um homem que dedicou a sua vida ao maior sonho de Jesus, a Igreja. É verdade que não tive a oportunidade de privar muito tempo com este pastor, mas via nele um sincero sentimento de amor, uma vontade enorme de mudar os corações e isso sentia-se nas missas em que celebrava. Tantos foram aqueles pequenos instantes onde este homem mostrava todo o seu amor e toda a sua simplicidade, na sacristia, nas suas confissões, em pleno altar, na sua adoração ao Santíssimo, tantos e tantos curtos episódios este sacerdote me proporcionou.

Foi mais de meio século dedicado ao sacerdócio, a sua perda deixa-me com o coração triste, mas com uma enorme esperança de que ontem o Estoril, ganhou um "advogado" no céu, que irá interceder por cada um de nós.
Queria acabar citando uma frase que este pastor dizia no final dos funerais que realizava, "Até um dia irmão..."

2 comentários:

  1. Não tinha conhecimento que o Padre Farinha tinha partido para Deus ,gostava muito dele era o Padre da minha juventude ,recordo-O com saudade ,mas tenho a certeza que ELE velará por todos nós,para que consigamos, um dia encontrar o caminho do Céu também.
    Paz á Sua alma

    ResponderExcluir
  2. Raramente faço comentários em blogs, mas o Padre Farinha ficou de tal modo gravado no meu coração, que não posso deixar de te felicitar por este texto maravilhoso sobre aquele santo!
    O Estoril ganhou MESMO, um advogado no céu! Digo-o, porque sei bem o que ele pensava e sentia.
    Desde a infância que o conheço... e sempre marcou muito a minha vida! Sobretudo no último ano, em que tive a oportunidade de privar mais frequentemente com ele. Era um bom amigo da minha família e sempre tinha uma palavra e uma atenção especial. Dois dias antes do acidente que lhe provocou a morte, tive a grande graça de ser confessada por ele... mal sabia eu que nesse dia ele me ditaria o seu testamento! Os conselhos que me deu, voltei a recordá-los na Missa de corpo presente, quando o Senhor Patriarca nos pediu que guardássemos dele as lições de vida que nos deixou e as palavras de orientação que nos dirigiu. Parecia que estava a falar directamente comigo!
    Na verdade, naquela derradeira confissão, ele deixou-me uma grande lição de vida: de humildade, de perdão, de aceitação, de oração profunda! No fundo, foi o testemunho que ele nos deu sempre, durante toda a vida!
    O meu muito obrigado, Ricardo, por recordares desta forma bonita, o Padre Farinha.
    Ao Pai e à Virgem Maria, de quem ele tanto gostava, consagro esta vida que foi, toda ela, dedicada ao povo de Deus e à santificação das almas,...com simplicidade, humildade e entrega constante... como Santa Teresinha, que o compensou, vindo buscá-lo no seu dia!
    Interceda por nós, Padre Farinha!

    ResponderExcluir