quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fé sem obras?

«De que aproveitar, irmãos, a alguém dizer que tem fé se não tiver obras? Acaso essa fé poderá salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiverem nus e precisarem de alimento quotidiano, e um de vós lhes disser: «Ide em paz,  aquecei vos e saciai-vos» Sem lhe dar o que é necessário ao corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se ela não tiver obras, é morta em si mesma.» Carta de S.Tiago 2 14-17
Palavras de São Tiago que deveríamos reflectir interiormente, palavras reflectidas durante esta peregrinação a Santiago de Compostela. A Fé não é feita de palavras, de gestos ou fundamentalismos, necessita de ser sustentada com a Eucaristia mas igualmente com obras!
Toda a igreja carece de cada um de nós, dos nossos dons, os dedicados por Deus. O amor do Pai para connosco é tão imenso e Ele faz tanto por cada um de nós, muitas das vezes sem sequer nos apercebermos, poderemos então nós também retribuir esse amor para Ele, com Fé com obras…
Tantos já se entregam às obras de Deus, mas são necessários muitos mais para construir, ser pedra viva desta enorme “construção” confiada por Deus aos homens, a Igreja! Quantas vezes nos chamaram para ajudar e respingamos com «um talvez, não posso, não tenho tempo»? Porque não retribuímos com um «sim» imediato? Se vemos Jesus nosso Deus, a nossa maior verdade, então Ele deverá estar acima de todas as outras realidades, nada poderá ser mais importante. Jesus dedica-nos o seu amor, mas carece tanto do nosso, se imaginássemos o quanto Jesus chora de alegria cada vez que fazemos algo por ele, tornáramo-nos íamos instantaneamente santos!

Uma Igreja de Fé, de obras construída por todos aqueles que se consideram cristãos ó se realmente existisse, estaria o sonho de Jesus realizado! porque não ouvir e abraçar esta «boa-nova»? Já Jesus interpelava: «Que queres que eu te faça?» Componhamos essa pergunta a nós mesmos: que queremos que Ele nos faça?

Um comentário:

  1. Por vezes não é fácil nós ,nos integrarmos em algo, embora o queiramos com todo o coração.
    Sei que tudo é de DEUS, mas o ser humano toma tudo como seu.

    ResponderExcluir